Neste espaço de  reflexão, oferecido a toda a comunidade académica, revela-se , de um modo muito particular,  a investigação desenvolvida na Universidade Aberta.

Esta revista  visa a apresentação de ensaios elaborados por estudantes e investigadores, cruzando áreas plurais do conhecimento. Os artigos   devem respeitar as normas editoriais e são sujeitos a uma revisão por pares, estando sempre disponível a sua submissão.  

Para além das secções, Recensões, Varia, o seu  Dossier Temático reflete sobre tópicos cuja atualidade e importância marcam o nosso quotidiano, oferecendo-os através de um diálogo transdisciplinar e plural tanto a especialistas como a um público mais geral. 

Declaração de Privacidade

Declara-se que os nomes e endereços fornecidos a esta publicação só serão usados para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Aberto

 Esta revista segue os termos da licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0  cujas condições podem ser consultadas em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

Direito de Autor

Os conteúdos dos artigos são da inteira responsabilidade dos seus autores.

Os autores mantêm os direitos de autor e concedem a transferência, a título gratuito e exclusivo, do direito de primeira publicação à Universidade Aberta, que se reserva o direito de a publicar em suporte digital, promovendo-a por todos os meios normais à sua disposição.

Os autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os direitos sobre as eventuais imagens introduzidas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores.

 Após a publicação de cada  número  a Universidade Aberta reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no sítio web da revista, e noutros sítios web, bases de dados e plataformas de agregação de conteúdos científicos, abrangidos por uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).

Código de Ética
A revista rege-se pelo Código Ético da Universidade Aberta, Despacho n.º80/R/2023 publicado em Diário da República (extrato) n.º 947/2023 e que deve ser consultado em  
https://portal.uab.pt/wp-content/uploads/2023/08/D80-R-2023-_-Codigo-Etico-da-UAb.pdf
Destaca-se:
Os artigos submetidos para publicação devem ser originais, não tendo sido publicados anteriormente, nem submetidos ou a aguardar publicação. Qualquer outra situação deve ser assinalada pelos autores à equipa editorial que analisará caso a caso, garantindo a transparência e a originalidade do trabalho, sendo o não cumprir destes princípios motivo para a não publicação do trabalho.
Assume-se que :
• Os trabalhos submetidos são da efetiva da autoria dos autores indicados, não consubstanciando qualquer situação de plágio ;
• Todos os autores indicados no manuscrito concordam com o texto submetido;
• Os autores devem declarar claramente quaisquer conflitos de interesses;
• A terem existido fontes de financiamento , as mesmas devem serem referidas;
• Os Autores devem notificar imediatamente a Revista caso identifiquem um erro num artigo publicado e estejam dispostos a publicar uma retratação.