Nacionalismos de hoje, Ideias de ontem e Direitos Linguísticos

Palavras-chave: Europa; direitos linguísticos; nacionalismo; identidade; diversidade

Resumo

A Europa constitui historicamente um espaço de uma grande diversidade de muitos povos e Nações. A emergência de nacionalismos fundados na identidade dos povos que maioritariamente habitam o espaço geográfico dos Estados que historicamente se foram constituindo, não é um fenómeno recente. Discursos identitários, nacionalistas, que invocam a premência da defesa das maiorias ameaçadas, são roupagens novas para discursos antigos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biografia Autor

Mário Filipe, Universidade Aberta

Atualmente, Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Foi vice-coordenador científico do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) até 2019, Investigador em Política de língua e Planeamento Linguístico, desenvolve atividade de docente e de investigador nesta área. Foi docente de PLE em Macau (1988-1993). Desde 1996 em Portugal, tem participado em projetos Europeus apoiados pela Comissão Europeia de que a Universidade Aberta tem sido parceiro ou promotor, no âmbito das línguas e culturas de negócios para o apoio à exportação nas pequenas e médias empresas e da difusão, de promoção do multilinguismo na Europa em representação do Camões, IP, atualmente coordena a equipa do CEMRI no Projeto ERASMUS+ Peacemakers.
Vice-Presidente do Instituto Camões, IP (2010-2012) até à sua extinção e criação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP onde foi Adjunto da Direção para a área da língua portuguesa, de 2012-2015; Vogal da Direção do Instituto Português do Oriente (IPOR), na Região Administrativa Especial de Macau (R.A.E.M. - R. P. China), nomeado pelo MNE - Instituto Camões (1999-2002); Chefe de Divisão na Direção de Serviços de Ação Cultural Externa do Instituto Camões (1998-1999), onde esteve ligado à promoção, edição de autores portugueses em línguas estrangeiras;

Interesse profissional e de investigação ligado, nos últimos 15 anos, à Política de Língua e ao seu Planeamento.

Publicado
2020-04-29
Secção
Artigos