A Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil: o olhar de gestores institucionais e coordenadores de polo
Distance Education in Higher Education in Brazil: the perspective of institutional managers and pole coordinators
Resumo
Este artigo baseia-se nos resultados de uma pesquisa de Doutoramento em Educação sobre o processo de gestão de cursos de educação superior na modalidade a distância no Brasil, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil e de instituições universitárias privadas. O enfoque metodológico foi o estudo de caso múltiplo, no qual um grupo de coordenadores de polo presencial e gestores institucionais de educação a distância foram questionados sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior para a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a redução nos índices de evasão na educação superior a distância. Os resultados da pesquisa contribuem para a promoção de políticas institucionais para a incorporação qualitativa da educação a distância no aparato orgânico e na rotina acadêmica das instituições de ensino superior, além de fornecer subsídios ao Ministério da Educação que tutela o ensino superior no Brasil para a formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas a educação a distância.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.