Política Editorial
A revista RE@D privilegia tematicas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e pedagogicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexao em torno das problematicas sociais, culturais e simbolicas mais marcantes da sociedade em rede e da cibercultura e aceita contribuições no âmbito da sua política de secção.
Pol´ítica de secção
a) Reflexão teórica ou revisão crítica de literatura
Textos que apresentam contributos ao nível de propostas/modelos e/ou quadros concetuais originais e inovadores, constituindo contributos significativos para a reflexão e discussão do conhecimento no âmbito editorial da revista. Os artigos de revisão crítica da literatura deverão ser amplamente fundamentados, revelando uma pesquisa alargada e deverão descrever os critérios e procedimentos de seleção e análise da bibliografia de suporte. Os textos desta secção deverão conter desejavelmente entre 5000 e 8500 palavras e conter:
- Título do artigo e resumo com 200 palavras(em 2 línguas), seguido de 3 a 5 palavras chave;
- Introdução, relevando a pertinência do tema abordado;
- Revisão da literatura que inclua aspetos atuais e importantes;
- Sistematização dos contributos para a área em análise.
- Referências bibliográficas de acordo com as normas APA.
b) Estudos empíricos / investigações e práticas
Os textos desta seção deverão apresentar investigações e estudos empíricos realizados no âmbito da revista e deverão situar-se desejavelmente entre 4500 e 8500 palavras e conter:
- Título e resumo com 200 palavras (em 2 línguas), seguido de 3 a 5 palavras chave;
- Quadro concetual que presidiu à investigação.
- Problema e questões de investigação;
- Descrição dos procedimentos metodológicos;
- Análise e discussão dos resultados;
- Conclusões;
- Referências bibliográficas de acordo com as normas APA.
c) Folium
Textos que, não sendo inéditos, representam uma contribuição significativa para a área de Educação a Distância e do Elearning. Os textos incluídos nesta seção são da responsabilidade da direção da revista, mediante proposta fundamentada dos membros do Conselho Editorial.
Política de revisão por pares
- Todos os artigos submetidos à revista serão objeto de um processo de revisão por pares totalmente anónimo (double-blind reviewing), envolvendo no mínimo dois pareceres de especialistas externos.
- Da avaliação pode resultar a aceitação do texto para publicação conforme proposto, a sua rejeição ou sua aceitação mediante as revisões sugeridas. A Direção Editorial pode, também, deliberar pela não publicação, devido a critérios de natureza editorial.
- Aos autores será dado conhecimento dos pareceres e da decisão da direção da revista sobre a respetiva publicação.