Resolução de problemas no Open Açoriano de Robótica: Um estudo da competição First Challenger
Resumo
Apresenta-se um estudo sobre a participação dos alunos na competição First Challenger, realizada no Festival de Robótica dos Açores (FRA), para compreender como a competição First Challenger promove as relações interpessoais e fomenta o pensamento crítico e a resolução de problemas. A competição First Challenger explora conceitos básicos de comportamento robótico, como seguir uma linha e detetar cores, o que implica testar e aferir os sensores e programar o robô. No FRA, as equipas recebem um kit robótico. Faz parte da competição a montagem do robô. As equipas eram maioritariamente constituídas por alunos do ensino básico, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, alguns com experiência prévia em robótica devido às suas actividades em clubes de robótica da escola. Os dados recolhidos mostraram que a montagem do robô foi identificada como simples, mas não o processo de otimização da programação, o que realça a importância dos conhecimentos prévios em programação e robótica para o sucesso da competição. Em relação à colaboração e partilha, a maioria dos participantes colaborou fortemente dentro da sua própria equipa, como esperado. No final, os participantes reconheceram que as suas competências de trabalho em equipa foram melhoradas. A cooperação entre participantes de equipas diferentes também ocorreu, embora em menor grau, sugerindo que a natureza competitiva do desafio evita este tipo de interação.
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