Sistema de Recomendação Web Usando Agentes

  • A. Jorge Morais Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD – INESC TEC, L.A.), Universidade Aberta
  • Joaquim Neto Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade Aberta
  • Eugénio Oliveira Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC – UP)
  • Alípio Mário Jorge Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Palavras-chave: Web Mining, Sistemas de Recomendação, Sistemas Multiagente

Resumo

O crescimento da Web trouxe vários problemas aos utilizadores. A grande quantidade de informação existente hoje em dia em alguns sítios Web torna a procura de informação útil muito difícil. Os objetivos dos proprietários dos sítios Web e dos utilizadores nem sempre coincidem. O conhecimento dos padrões de visitas dos utilizadores é crucial para que os proprietários possam transformar e adaptar o sítio Web. Este é o princípio do sítio Web adaptativo: o sítio Web adapta-se de forma a melhorar a experiência do utilizador. Alguns algoritmos foram propostos para adaptar um sítio da Web. Neste artigo, descrevemos uma proposta de um sistema de recomendação Web baseado em agentes que combina dois algoritmos: regras de associação e filtragem colaborativa. Ambos os algoritmos são incrementais e funcionam com dados binários. Os resultados mostram que, em algumas situações, a abordagem multiagente melhora a capacidade preditiva quando comparada com os agentes individuais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
2018-04-28
Edição
Secção
Artigos